sábado, 18 de fevereiro de 2012

La tempestad (1508) - Giorgione. H.

Giorgione: La tempestad
Hacia 1505. 82 x 73 cm. Oleo sobre lienzo.
Gallerie dell'Accademia, Venecia. .


"Giorgione (Castelfranco Veneto , c. 1477 — Veneza, fins de 1510) como é conhecido Giorgio Barbarelli da Castelfranco, foi um pintor do Renascimento na Itália. Por ter morrido com apenas 33 anos, deixou uma obra pequena em quantidade, mas de alta qualidade e grande influência em seu tempo.

A Tempestade vem sendo chamada de a primeira paisagem com figuras da arte ocidental. Embora a intenção desta obra seja desconhecida, a maestria do autor é evidente.À  direita vê-se uma  mulher  vestida apenas com uma túnica branca, um símbolo de pureza possível, amamentando seu bebê. Ela está nua, exceto pela túnica em branco sobre os ombros .Por sua barriga redonda e o fato de estar amamentando pode simbolizar a fertilidade ou a maternidade. Alguns críticos, no entanto, acreditam que representa a caridade enquanto outros veem a Virgem Maria com a criança.

À esquerda um Homem que os  teóricos não concordam, mas parece ser um soldado (embora sua equipe indica um pastor), que poderia simbolizar a força, relacionando bem com as colunas.Ele permanece na posição de contrapposto clássica esquerda. Sorri e olha para a direita, parece ver a mulher.

Os historiadores da arte identificaram o homem com um soldado, um pastor ou um cigano. Raios-X revelaram que em vez de o homem, originalmente Giorgione pintou um outro nu feminino. Para alguns, ela representa a força ou coragem. Eles apontam para as colunas atrás do homem. As colunas normalmente simbolizam força e firmeza. Embora neste caso, quebradas, seria um sinal clássico de morte.


 Paisagem: A paisagem não é apenas um pano de fundo.  É a  verdadeira estrela da cena. Giorgione fez esboços preliminares, mas diretamente pintado. A luz e a cor da chegada da tempestade, depois que você vê relâmpagos no céu, é o verdadeiro sujeito da pintura. Eles dizem que a paisagem poderia representar Arcadia, na periferia de uma cidade.A cena é completada por um córrego, árvores e ruínas. As nuvens escuras do céu iluminado por um clarão de relâmpago, anunciando a tempestade iminente.As cores são suaves e iluminação suave. Dominado por cores frias como azuis e verdes. Ao centro uma ponte sobre um rio de águas escuras,algo comum nas casas de campos.


A representação hipnótica da tempestade iminente age como um símbolo do poder da natureza. Somente pintores britânicos do século XIX conseguiram  capturar a emoção do tempo, que, juntamente com as ruínas, são elementos puramente românticas.

Há algumas cegonhas no telhado da direita. Cegonhas, por vezes, representam o amor entre pais e filhos.

Neste quadro, como em outros de Giorgione, a natureza e a história estão intimamente ligadas , as pessoas e coisas envolvidas no mesmo sentido estão em condições de igualdade.

Segundo  Alvarez Lopera ( J., b ., cit., p. 143-145) "A Tempestade resume toda a tecla" giorgionismo. "É um quadro que mostra um profundo senso de mistério.uma pequena ponte nas águas escuras perto de uma cidade explode em tons brilhantes sob um céu ameaçador cuja nuvens são divididos pelo brilho de um relâmpago. Nenhum traço de mal-estar nos personagens e seu isolamento, além disso, não é quebrado pela proximidade: eles vivem suas próprias emoções no seio da natureza, apesar dos sinais, favores e envolvido em uma atmosfera de sonho onde não há espaço para o drama. A falta de reação para o desencadeamento das forças da natureza nega o efeito do imediatismo da vida, causando uma sensação de eternidade que nos leva para os domínios da fábula.Giorgionesca revolução, baseada principalmente na abertura de novas áreas temáticas, mitologia, fábula, história, e como eles foram abordados (com um espírito contemplativo cheio de lirismo, devaneio e um senso de natureza perto panteísmo), foi também extremamente profundo a partir do ponto de vista técnico. Para caracterizar a novidade Giorgione Vasari relata que suas pinturas eram realizadas diretamente, sem desenhos ou esboços preliminares."

http://arte.observatorio.info/2007/10/la-tempestad-giorgione-h-1508/
http://www.escreveretriste.com/2012/05/a-tempestade-2/. 
           Google.com


Entenda melhor a obra assistindo o vídeo no link abaixo:


http://www.youtube.com/watch?v=ZF5einuU60Q&feature=channel






3 comentários:

  1. Giorgione, marcou com seus misterios na arte, mostrando que a arte sai da alma refletindo aquilo que estava escondido no subconciênte do artista.

    ResponderExcluir
  2. sensacional,de onde vc tira talento para interpretar tão bem?

    ResponderExcluir
  3. Olá educadora SONIAMAR, desejo que tudo esteja bem contigo!
    Nesta postagem demonstra todo o encanto que esta forma de arte exerce sobre os apreciadores e, como ela é no mesmo instante tão democrática, pois, cada observador expressa sua maneira de interpretar cada obra. Como de todas as outras esta é mais uma postagem que que tem minha admiração pela forma detalhada das interpretação para o bom entendimento destas belíssimas obras de arte, parabéns!
    E também quero agradecer pelas visitas e comentários que sempre são tão elogiosos e cheios de simpatia, e assim desejo que você e todos ao redor tenham um viver feliz e deveras intensos, abraços e até mais!

    ResponderExcluir