sexta-feira, 2 de julho de 2010

A Negra - Tarsila do Amaral



Tarsila do Amaral pintou a tela “A Negra” quando estudava em Paris. A artista buscou mostrar em sua arte um ambiente tipicamente tropical do Brasil, fato este facilmente identificável através da gigantesca folha da bananeira em diagonal semicurvada que se entrelaça a figura da negra.

A figura sentada, de braços cruzados e pernas grossas e toscas,tem uma aparência imóvel, como de uma imagem estática que a memória traz de volta do passado. O olhar triste parece invocar a tristeza, a melancolia e o pessimismo; fatores dos quais muitos negros vieram a morrer. Na época recebia o nome de Banzo; hoje é a conhecida “depressão”.

Em A Negra temos elementos cubistas no fundo da tela e ela também é considerada antecessora da Antropofagia na pintura de Tarsila. Essa negra de seios grandes, fez parte da infância de Tarsila, pois seu pai era um grande fazendeiro, e as negras, geralmente filhas de escravos, eram as amas-secas, espécies de babás que cuidavam das crianças.

Partindo-se dessa relação texto e contexto, a tela ―A Negra , de Tarsila do Amaral, está associada ao fato de que no período da escravidão, as negras africanas eram exploradas de todas as formas,  inclusive como “amas de leite” dos filhos dos patrões. 


Na interpretação da tela de Tarsila, através das pernas cruzadas da negra é possível depreender que a mesma possa estar protegendo-se contra a agressão física de  seus senhores, contra o abuso sexual que sofria dentro da casa grande, fechando o sexo. Era comum os senhores engravidarem as mucamas na mesma época que engravidavam suas esposas,para que estas amamentassem seus filhos ,portanto a pintura em si denuncia a condição dos negros na sociedade da época, o enorme seio sugere ser a mulher "ama-de-leite",que muitas vezes tinha o próprio filho vendido para que pudesse amamentar  o filho e/ou filha de seu dono ;as pernas cruzadas sugere a mulher se protegendo,fechada ao sexo,visto que as "mucamas"muitas vezes tinham de "servir" aos seus "donos".


Leia mais sobre Tarsila: www.tarsiladoamaral.com.br/historia.htm

23 comentários:

  1. adorei essa tele quando a professora de artes me mostrou , depois disso resolvi saber mais dela. adorei mas ainda depois de ler os comentarios dela , parabens Tarsila do Amaral. BJS Rosana.

    ResponderExcluir
  2. ameiessa pintura ela sabia descrever os sentimentos muito bem

    ResponderExcluir
  3. adorei a tela..expressa um sentimento q nem eu sei como explicar

    ResponderExcluir
  4. A arte de Tarcila do Amaral é de uma beleza, que me deixa procurando adjetivos para descrevê-la.

    ResponderExcluir
  5. adorei professora
    me ajudou muito..

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito da Tarsila do Amaral.
    Muito obrigado pelas informações sobre este quadro!

    ResponderExcluir
  7. adorei me ajudou muito obrigado

    ResponderExcluir
  8. Muito boa quem montou o blog foi muito bem sucedido, as informações são claras e objetivas da vontade de ler não é uma coisa chata.Parabéns muito bom!

    ResponderExcluir
  9. uau facinante essapintura e na realidade eu to fazendo essa pintura

    ResponderExcluir
  10. facinante mesmo muito legal esse quadro da Tarsilia

    ResponderExcluir
  11. Gostei mesmo, muita criatividade.

    ResponderExcluir
  12. Adorei a historia desse,quadro minha professora ,falou para pesquisar o quadro e a vida do pintor então escolhi a Tarsila do Amaral e o quadro A negra.

    ResponderExcluir
  13. Dorei meus parabéns me ajudou bastante no meu trabalho escolar.

    ResponderExcluir
  14. ADOREI QUANDO A PROF DE ARTES ME FALOU SOBRE EU ACHEI MUITO INTERESSANTE ENTÃO RESOLVI PESQUISA NA INTERNET UM POUCO SOBRE ELA . BJSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  15. isso me ajudou muito na minha pesquisa
    pois foi muito bom ler sobre a obra de tarsila do amaral

    ResponderExcluir
  16. adorei, aqui encontrei tudo o que eu precisava para terminar um trabaho meu..

    ResponderExcluir
  17. obrigada tarsila isso ajudou a fazer meu trabalho .
    adorei tudo valeu xauuuuuuuuuuu bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não agradeça a Tarsila,ela já morreu...agradeça a quem dirige o blog(rsrs)

      Excluir
  18. mtooo ótimo o blog parabéns a quem criou pq nos ajuda mto

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde,minha sobrinha estava precisando de uma tela da Tarsila do Amaral e após observar a tela deveria escrever uma poesia, resolvi postar a poesia, pode ser útil a alguém

    A MULHER NEGRA

    Mulher de pele escura,
    Sem beleza exuberante,
    Carrega no peito o peso de uma sociedade,
    Triste, Sofredora, Forte e Pura.

    Retrato de uma população,
    História de um país,
    Figura de uma raça,
    Mulher, MÃE, pai e irmão.

    Em seu seio materno,
    Um grito de guerra,
    Pedido de Paz,
    Necessidade de um AMOR FRATERNO.

    Olhemos, admiremos e contestemos,
    Uma cor... Uma vida,
    Honremos a herança de nossos antepassados,
    Pois, todos, BRASILEIROS, têm um pouquinho desta mulher!

    Márcia Vogado


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabén! A Poesia condiz perfeitamente com a tela!obgda por postá-la!

      Excluir
  20. amei a negra tem a sociedade de hoje nela
    :)

    ResponderExcluir