segunda-feira, 6 de maio de 2013

Morro - Cândido Portinari

Morro
1933. Fonte: Acervo Digital do Projeto Portinari.
Museum of Modern Art, New York, NY


Portinari ,como já colocado neste blog, é considerado um dos artistas mais prestigiados do Brasil e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.

A tela acima “MORRO” pertence ao acervo do Museu de Arte Moderna de Nova York e apresenta aspectos inspirados no expressionismo, como a distorção subjetiva das figuras, formas e cores.Portinari de certa forma sempre foi criticado por “deformar”seus personagens principalmente no que tange a pés e braços, porém o mesmo explica o porquê de pernas e braços muitas vezes desproporcionais:    “Impressionavam-me os pés dos trabalhadores das fazendas de café. Pés disformes. Pés que podem contar uma história.Confundiam-se com as pedras e os espinhos. Pés sofridos com muitos e muitos quilômetros de marcha. Pés que só os santos têm. Sobre a terra, difícil era distingui-los. Os pés e a terra tinham a mesma moldagem variada. Raros tinham dez dedos, pelo menos dez unhas. Pés que inspiravam piedade e respeito. Agarrados ao solo eram como os alicerces, muitas vezes suportavam apenas um corpo franzino e doente. Pés cheios de nós que expressavam alguma coisa de força, terríveis e pacientes”.(PROJETO PORTINARI, 2009, p. 16).


Na obra “Morro” há  um delineamento de traçados da constituição do povo brasileiro e do contexto da situação social dessa gente. A favela, a lata de água na cabeça e o morro no fundo quase desértico podem significar a aridez do lugar social.As telas deste período se caracterizam por uma superfície marrom dominante, que simboliza a terra roxa da cidadezinha paulista Bodowski onde nasceu .Os céus das paisagens são turvos e o artista abusa dos contrastes de claro-escuro e dos efeitos de luz. As cores que surgem em sua obra, são um reflexo vivo desta cultura absorvida e apresentada pelo artista, são as cores da sua época, das suas lembranças presentes na memória,

A pastosidade das tintas também é um componente marcante nas obras desse período.Temos aí uma tela  inspirada na sociedade brasileira com figuras tipicamente nacionais e carregadas de emoção,ou seja, são retratos fiéis da realidade dos moradores da Baixada Fluminense.

 Como totalidade, a obra de Portinari constitui um valioso panorama da realidade brasileira.