quinta-feira, 28 de março de 2013

Madeleine au Bois d'Amour - Émile Bernard

                                  Madeleine au Bois d'Amour [Magdalena na Floresta de Amor]

 

 Émile Henri Bernard (28 de abril de 1868 - 16 de Abril de 1941) é conhecido como um pintor pós-impressionista que tinha amizades artísticas com Van Gogh, Gauguin e Eugène Boch e em um momento posterior, Cézanne. A maioria de sua obra notável foi realizado em uma idade jovem, nos 1886 anos através de 1897. Ele também está associada com cloisonnism e Synthetism, dois movimentos da arte final do século 19. Menos conhecido é obra literária de Bernardo, compreendendo peças, poesia e crítica de arte, assim como arte declarações históricas que contêm informações em primeira mão sobre o período crucial da arte moderna em que Bernard tinha contribuído.
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"Emile Bernard tinha  apenas 20 anos de idade quando  pintou este retrato de tamanho real de sua irmã Magdalena, 17 anos de idade acima. A menina está na Floresta de Amor, na orla da aldeia Breton de Pont-Aven,(A Aven é o rio que atravessa Pont-Aven, na Bretanha.). Seu trabalho Madeleine no Bois d'Amour (1888) é definido na madeira mesmo que o Paul Sérusier do Talisman (1888).

 
Émile Bernard passou o verão em Pont-Aven, Bretanha, trabalhando com Gauguin. Ele pintou sua irmã reclinada no chão, perto da margem do rio Aven. Sua postura rígida e forma achatada dá à obra um ar icônico, reforçada pela disposição rígida de árvores verticais e horizontais de faixas de terra e água. Synthetism é o nome que  Émile Bernard e Paul Gauguin deu a esta combinação distinta de elementos naturais, composição decorativa, e imagens evocativas.
A forma excessivamente alongada da menina  de 17 anos de idade,  Bernard paira irmã a Madeleine desajeitadamente em primeiro plano, como se adicionados a uma paisagem já concluída.

O corpo da menina ocupa toda a largura da tela, dividindo a composição em duas partes: parece uma paisagem pintada em estúdio que a partir de estudos encheu dois terços da tela .Ambos os lados coexistem sem unidade, apesar dos paralelos entre a posição calculada Magdalena e Aven rio, que corre atrás das árvores. A luz, o toque, as cores são diferentes. . Esta não é uma cena realista, mas com toques de um retrato alegórico de um jovem que por Gauguin foi ferido. Aparece imersa em sonhos, ouvir as vozes da natureza divina.

Naquela época, Emile Bernard e sua irmã estavam muito perto do líder da nova escola " impressionista sintética" que se estabeleceu a pintar em Pont-Aven por vários meses. Para fugir do naturalismo defendido pelos impressionistas da geração de 1870, recomendado por massas e cores de pintura impostoa a fim de distanciar respeito ao realismo. Os detalhes, os efeitos de volume e perspectiva, são sacrificados para o benefício de uma visão geral."

 Bernard teorizou um estilo de pintura com formas arrojadas separados por contornos escuros, que se tornou conhecido como cloisonnism. Seu trabalho mostrou tendências geométricas que indicavam as influências de Paul Cézanne, e ele colaborou com Paul Gauguin e Vincent van Gogh.

Émile Bernard  não logrou espaço célebre no meio da pintura (embora tenha obras maravilhosas) e, somente foi conhecido por estudiosos de van Gogh e poucos "fans". Seguiu pintando com afinco até a morte por natureza espontânea.


  Fonte: Musée d Orsay


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