quarta-feira, 7 de julho de 2010

Trigal com corvos - Van Gogh (1890)

Vicent van Gogh foi um exemplo clássico de fracasso em vida. Vendeu uma só única tela em toda a sua existência. Quanto a isto, profetizou: “Não posso evitar o fato de que meus quadros não sejam vendáveis. Mas virá o tempo em que as pessoas verão que eles valem mais que o preço da tinta”.

Profecia acontecida.Hoje as telas de van Gogh valem milhões.
Van Gogh pintou essa tela - Trigal com corvos -  alguns dias antes de sua morte.Observe como as pinceladas são bem visíveis e as cores pouco se misturam.Note,ainda,que os elementos que compõem a paisagem,como os pés de trigo,os caminhos da terra no meio da plantação, o céu e os corvos são apenas sugeridos ao observador.

Críticos e historiadores de arte analisam a obra como uma representação do estado de espírito de van Gogh na ocasião. Um céu ameaçador e escuro, os três caminhos no campo, sendo o central um beco sem saída e os dois outros de final ou percurso desconhecidos e os corvos, símbolos de maus presságios ou mesmo de morte. De fato, van Gogh se suicida após concluir esta tela.

                    .....................................................



Vincent van Gogh (1853-1890), pintor pós-impressionista holandês. Viveu a maior parte de sua vida na França e sua obra teve influência decisiva no expressionismo.
Enquanto viveu,Vicent Van Gogh não teve reconhecimento: o público e os críticos não souberam ver em sua obra os primeiros passos em direção à arte moderna,nem compreender seu esforço para expressar a beleza dos seres por meio de uma explosão de cores.

"No dia 27 de julho de 1890 sai para o campo de trigo com um revólver. E domingo. Pinta seu último quadro. O trigo está dourado, o céu totalmente azul. Corvos pretos grasnam, fugindo em revoada. No meio do campo, um tiro no peito. Socorrido pelo filho do Dr. Gachet, aguarda lúcido a chegada de Theo. Morre dia 29, dizendo a Theo: "A miséria não tem fim. "

CLICK AQUI E VEJA NO YOU TUBE A TELA TRIGAL DE CORVOS

Leia mais: http://www.serazul.com.br/Van.htm
http://www.webtelas.xpg.com.br/van_gogh.htm

6 comentários:

  1. esse quadro é incrivelmente espetacular....

    ResponderExcluir
  2. "obra incrivelmente perfeita.."

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, suas ultimas palavras à seu irmão foram: "La tristesse durera toujours."
    Em português: "A triteza durará para sempre."

    ResponderExcluir
  4. Vincent Van Gogh = MESTRE
    Adoro os quadros dele, principalmente Noite Estrelada.

    ResponderExcluir