quarta-feira, 7 de julho de 2010

Salvador Dali - " O sono" - pintura surrealista

O sono - Salvador Dali

"Salvador Dalí foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. Os quadros de Dalí chamam a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, como nos sonhos, com excelente qualidade plástica.

Dalí foi influenciado pelos mestres da Renascença e foi um artista com grande talento e imaginação. Era conhecido por fazer coisas extravagantes para chamar a atenção, o que por vezes incomodava os seus críticos."


Salvador Dali representa o sono como uma cabeça que lembra um enorme lençol,apoiada em muletas.No conjunto da tela há representações da realidade - casa,cachorro,mulher,barco - em um espaço indefinido.Dada a ausência de lógica,a cena lembra imagens de um sonho.

O sono pintado em 1937 por Salvador Dali retrata o  surrealismo pois transmite uma visão para alem de realidade, tem uma combinação adequada de cor, demonstra a imaginação do sonho e a alucinação.Nesta interpretação fantástica do sono, só se vê a cabeça da figura que dorme, contra um fundo de imagens oníricas. O equilíbrio delicado da figura indica que, se uma só forquilha faltar, ela acordará. Isso mostra a fragilidade do estado de sono. A atenção meticulosa de Dalí aos detalhes cria uma atmosfera de hiper-realismo. Como membro do movimento surrealista, ele promoveu a idéia do absurdo e o papel do inconsciente em sua arte. Embora frequentemente provocasse escândalo público, a reputação de Dalí e sua contribuição para a arte são inegáveis. Depois de trabalhar em Nova York e Paris, Dalí voltou para sua Espanha natal em 1955, lá se estabelecendo com sua companheira de longa data, Gala, de quem pintou vários quadros estranhos e maravilhosos.

"Nos quadros fazia experiências com o cubismo e o dadaísmo. Tornou-se amigo do poeta Federico García Lorca e do cineasta Luis Buñuel.

Dalí foi expulso da Academia de Artes em 1926, depois de declarar que ninguém ali era suficientemente competente para avaliá-lo. Foi nesse mesmo ano que Dalí fez sua primeira viagem a Paris, onde se encontrou com Pablo Picasso."


Salvador Dali é sem duvida um dos principais representantes do surrealismo.

Fonte: wikipedia e uol.com


Leia mais: http://www.ciencias.com.br/pagina_bedaque/dali/quadros.htm

11 comentários:

  1. d++ adorei a representação. Porque antes eu não tinha entendido nada quadro maneiro

    ResponderExcluir
  2. Muito Legal, Parabéns :D

    ResponderExcluir
  3. muitoooooo boom, ameeei ! qero pra mim lálálá ;) s2'

    ResponderExcluir
  4. é sem sentidooooooooo mas muito bbbbooooooooooooommmmmmmmmmmmmm

    ResponderExcluir
  5. shoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooll muito massa

    ResponderExcluir
  6. Muiitoooh obriigaduuh gentees sem vcs eu tinha tirado 0 hahaha ...

    ResponderExcluir
  7. muito legal pena que to sendo obrigado a ver aff kkkk

    ResponderExcluir
  8. Ola!

    Estou interessado em comprar quebra cabeça das telas do Salvador Dali, se alguém tiver para vender ou souber de um site ou loja que vende ficaria muito grado se entrasse em contato comigo.

    e-mail: leandro.tavares@me.com

    ResponderExcluir