quinta-feira, 8 de julho de 2010

A Monalisa - Leonardo Da Vinci

A Monaliza - Leonardo Da Vinci

Significado Esotérico da Mona Lisa (Do Blog http://www.gnosisonline.org/arte-superior/leonardo-da-vinci/)

"Esta obra, considerada a maior obra de arte de todos os tempos, tem uma representação alquímica profunda. Segundo o Mestre Samael, a Gioconda representa a Divina Mãe Kundalini, a sagrada Mãe Alquimia ou, para Fulcanelli, é a poderosa Mãe Viúva, ou seja, a Ciência da Alquimia. Vemos a figura de uma austera figura de mulher, cujo sorriso é, ao mesmo tempo, agradável e marcial.Ela veste roupa nas cores vermelha e verde, as duas cores fundamentais da Alquimia, ou seja, as cores do Leão Verde e do Leão Vermelho, as duas mais poderosas forças da Alquimia, nosso Ser (verde) e nossa Mãe Kundalini (vermelho).
Suas mãos estão numa postura  de defesa, representando que ela alegoriza a ciência hermética, esotérica. E Ela mostra não a totalidade dos dedos de suas mãos, mas unicamente 9 dedos.


O que representa o número 9 dentro da Alquimia senão o Arcano 9 do Tarô, o Eremita solitário? A Nona Esfera da Magia Sexual? Os 9 Céus e os 9 Infernos de Dante?


Lá no fundo do quadro vemos dois Caminhos, as famosas Vias Seca e Úmida da Alquimia Sagrada.
O Caminho Úmido, indica a Senda Nirvânica, que é uma senda maravilhosa, e o Caminho Seco, que assinala o Caminho Direto para Deus, para o Absoluto, que é um Caminho Superior. Porém, esses dois Caminhos só existem quando compreendemos que eles têm um Guardião, que é essa bela e austera Senhora, nossa Mãe Divina Interior Kundalini. Sem Ela.não há verdadeiro trabalho de Alquimia.


Da Vinci conhecia a fundo a ciência alquímica e por meio da Inspiração ele conheceu sua Mãe Divina particular, pois todos nós temos a nossa própria e íntima Mãe.Uma última observação: os nomes Mona Lisa e Gioconda têm as 3 letras fundamentais IAO, que são os mantras secretos dos gnósticos. IAO é um dos mantras sagrados da Magia Sexual." (Fonte: Gnossisonline)

"Monalisa (também conhecida como "La Gioconda" é a mais notável e conhecida obra de Da Vinci.É nesta obra que o artista concebeu a técnica do "sfumato".Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte,senão o quadro mais famoso de todo mundo.Poucos trabalhos de arte são tão controversos,questionados,valiosos e eleogiados,comemorados ou reproduzidos.Seu olhar enigmático,sorriso restrito,apresenta uma mulher tímida e ao mesmo tempo introspectiva.A obra em si,induz a múltiplos questionamentos.É um desafio secular que encanta a estudiosos,estudantes,pintores."(Fonte: Wikipédia)

"A última análise à enigmática Mona Lisa confirma que a personagem desenhada por Leonardo da Vinci está feliz. O quadro foi interpretado por um computador da Universidade de Amsterdã , recorrendo a software apropriado para reconhecimento de emoções. De acordo com esta análise, Mona Lisa estava 83 por cento feliz, 9 por cento angustiada, 6 por cento assustada e 2 por cento chateada. As conclusões da investigação vão agora ser publicadas na próxima edição da revista New Scientist. O computador cruzou variantes como a curvatura dos lábios e as rugas em torno dos olhos, para chegar a este "veredicto". O projeto foi conduzido conjuntamente com alguns pesquisadores da Universidade norte-americana de Illinois, que ajudaram na construção de uma base de dados de rostos de mulheres jovens com expressão "neutra", que serviu de apoio ao software. O programa recorre, na fase de análise, a este standard da base de dados para fazer comparações.

O quadro de Monalisa, pintado entre 1503 e 1506, tem intrigado a comunidade científica e artística ao longo dos tempos. Em 2003, uma teoria apresentada na Universidade de Harvard, defendia que o enigmático sorriso associado a este quadro era apenas aparente e visível a partir de determinados ângulos da pintura. No entanto, a especulação em relação à história desta famosa pintura continua e por certo não vai terminar nesta análise."(Fonte: Wikipedia)

Uma outra análise - Veja o vídeo abaixo:
Conheça mais Leonardo Da Vinci: http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_1153.html http://www.suapesquisa.com/leonardo/

19 comentários:

  1. A OBRA MAIS BELA Q EU JA ME ESPRECEI

    ResponderExcluir
  2. Da medo,mais e interessante,e uma obra facinante!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. O que admira é a singularidade para falar sobre uma das obras mais comentáveis. Com mentalidades tão pequenas. Em cada comentário digitado nessa obra, se encontra um erro de gramática.. E dizem-se tão cultos. Que pena!

    ResponderExcluir
  4. Tudo que é perigoso e chama á tenção,causa medo e preocupação, devemos ter muito cuidado com essa nova ORDEM MUNDIAL...

    ResponderExcluir
  5. Pretendo reproduzir A Monalisa, com todo respeito.
    Edjane

    ResponderExcluir
  6. nossa muito interessante mesmo gostei muito da imagem

    ResponderExcluir
  7. Caroline, descobri este blog ontem e fiquei impressionada.
    Não sei se você percebeu, mas ele é voltado para estudantes do Ensino Médio.
    Os comentários que você criticou, certamente, foram feitos por alunos em uma aula de Artes.
    Aplaudo o professor que levou seus alunos a este espaço.
    O mais importante é que cada anônimo que postou sua opinião esteja tendo contato com quadros tão belos e expressando sua opinião.
    Erros de português são detalhes de uma Educação falha de que estes estudantes são vítimas.
    Aplaudo quem teve a ideia de realizar um blog tão perfeito, sobre algo tão nobre que é a Arte.
    Aplaudo também a este professor que levou aos seus alunos tanta beleza e conhecimento.
    Jamais vi um blog tão lindo como este.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Denizi Azeredo.São comentários como este que nos levam a manter o blog.Realmente o interesse aqui é levar conhecimento de uma maneira prática e acessível a alunos de Ensino Médio, pois sou educadora e percebo o quão difícil é para eles interpretar uma obra de arte e fico feliz quando percebo que há professores por aí levando alunos de ensino fundamental a se inteirar desse mundo também,principalmente porque nas provas do Enem aparece muitas obras e fazer os alunos terem contatos com isso é muito bom.É uma pena que muitos educadores tanto no ensino de arte quanto de literatura envolvendo as várias linguagens não deem muita atenção a isso.Mas amo literatura,amo arte e procuro fazer a minha parte nessa educação tão falha nos dias de hoje.Um abraço e qualquer sugestão para interpretação pode deixar aqui.

      Excluir
  8. adorei!!!
    muito enteressante o rosto da mona lisa é mesma coisa do rosto de leonardo da vinci juntando dois rostos da mona lisa cria o rosto de da vinci miuto legal muito divertido uma pintura que não tem copia mas sim muito valor

    ResponderExcluir
  9. A dorei e muito ineressante o rosto dela e aqui eu achei udo que eu precisava.

    ResponderExcluir
  10. eu acho que existem obras bem mais bonitas por todo o mundo!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. eu acho que existem obras bem mais bonitas por todo o mundo!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. eu acho a mona lisa linda o leonardo da vinci fez um eselente trabalho da mona lisa. eu tambem vou fazer um trabalho que é desenhar a mona lisa e eu vou fazer bem bonito para parecer iqaul ao do leonardo da vimci

    ResponderExcluir
  13. adorei é muito interessetissimo o rosto dela é a iqual a que eu desenhei para o meu trabalho de artes bjssss sou joyce dos sa santos costa


    TE ADOOOOOOOLLLLLLOOOOOO

    ResponderExcluir
  14. OOOOOOOOIIIIIIIII EU AAAAAAAAAAAAAADDDDDDDDDDDDDDDDDDOOOOOOOOOOOOOOLLLOOOOOOOO A MONA LISA

    ResponderExcluir
  15. a monalisa e uma grande arte....

    ResponderExcluir